quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Características de Pessoa


ESCOLA:

FILOSOFIA - 10.º __ / Ficha de trabalho n.º __

A dimensão ético-política: análise e compreensão da experiência convivencial.
º Intenção ética e norma moral.
Temas-Problemas:
- Quais as características da pessoa?

CARACTERÍSTICAS DA PESSOA


A pessoa é a base da reflexão ética, é o centro e fundamento da ética, o lugar onde os valores éticos se revelam.
Na noção de pessoa estão incluídas as mais dignificantes características do ser humano, que fazem dele o ser supremo, o sujeito, a fonte e o critério de qualquer apreciação valorativa.


Características e sua descrição:

Singularidade / Individualidade - cada ser humano é uma essência individual. O que faz de cada um de nós um ser único, irrepetível e insubstituível, um “eu”.

Unidade - cada ser humano é um micro­cosmos, um centro de decisão, uma totalidade concreta, uma unidade psicológica e moral.

Autonomia/Liberdade - centro de decisão e de acção, o ser humano tem em si o princípio e a causa do seu agir, apesar de condicionado. Entre as suas manifestações mais elevadas encontra-se a possibilidade de se auto-determinar.


Interioridade/ Subjectividade - em cada ser humano há um espaço de reserva e de intimidade que é inacessível, inviolável - é a zona da consciência; consciência de si.

Abertura - singularidade, unidade e autonomia podem esgotar a noção de indivíduo mas não esgotam a de pessoa. Só somos verdadeiramente pessoas na relação com os outros e com o mundo.

Projecto/Possibilidade - não se nasce pessoa. Ser pessoa não é coisa dada; é uma das possibilidades humanas que cada um deve realizar.

Proximidade - a pessoa estabelece vínculos de proximidade com os outros, manifestando solidariedade e amizade.

Compromisso - a identidade da pessoa forma-se pelos compromissos que assume. Ao comprometer-se, a pessoa age recusando a neutralidade, a indiferença.

Crítica - a pessoa dispõe de uma dimensão crítica com que avalia os diversos aspectos da vida. Esta capacidade crítica faz com que o homem seja capaz de dizer não ao que lhe parece negativo e se empenhe na construção de um mundo diferente.

Dignidade - a pessoa é um valor incomensurável. Ocupa o lugar cimeiro no conjunto dos seres do universo. Neste sentido, a pessoa é a mais elevada forma de existência e tem valor absoluto.

Nota: este tema-problema, relativo às características da pessoa, poderá ser consumado através de uma ficha de trabalho em que conste um quadro de duas entradas, de um lado a coluna das características, do outro a sua descrição. A descrição das características é apresentada na íntegra, os alunos apenas a terão de fazer corresponder à(s) característica(s) respectiva(s).

26 comentários:

  1. Foi uma boa experiência enorme que eu aprendi hoje.

    ResponderEliminar
  2. Umas ótimas definições que nos possuímos, obrigado por partilhar com nosco seu conhecimentos SONIA!!!!

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkm,mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderEliminar
  4. De uma forma geral a personagem constoi-se

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito,tívi um conhecimento âmplo nesta materia...

    ResponderEliminar
  6. Muit obrigado pelas respostas gostei muit.

    ResponderEliminar
  7. obrigado pela materia é do meu maior interesse

    ResponderEliminar
  8. obrigado por ter voces ak
    isto ajuna nos bastante, isto e, facilita nos trabalhos estudantis

    ResponderEliminar